Trabalho temporário registra aumento de 20,6% em 2021 e impulsiona retomada

14/01/2022

Trabalho temporário registra aumento de 20,6% em 2021 e impulsiona retomada



Em 2021, a recuperação do emprego foi impulsionada especialmente pelos setores de serviços e comércio. As vagas de trabalho temporário tiveram resultado acima do esperado e apresentaram crescimento de 20,6%.

Segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), só no ano passado, foram criados 2.415.419 novos postos na modalidade. Foi o melhor resultado desde 2014, início da série histórica feita pela entidade.

A taxa de conversão também subiu, ou seja, de trabalhadores que entraram nos empregos temporários e foram efetivados pelas empresas. Subiu de 15% para 22%, alcançando 531 mil profissionais.

Para o presidente da Asserttem, Marcos Abreu, a insegurança gerada pela pandemia levou muitas empresas a demitirem permanentes e contratarem temporários, o que explica o resultado de 2021.

“O quadro de insegurança levou a uma situação em que o empresariado prefere preencher os postos com temporários, pois se precisar efetivá-los, esse processo é muito mais ágil do que a abertura de um processo seletivo que exigirá entrevistas, escolha e treinamento”, afirma.

Emprego temporário

As vagas temporárias foram responsáveis também pelo aumento expressivo dos registros de empregos formais no país depois da mudança na metodologia do governo federal, em vigor desde 2020. Até então, os postos não eram contabilizados no Caged do Ministério do Trabalho. Até novembro passado, o saldo líquido dos empregos com carteira assinada foi de quase 3 milhões de vagas.

A permissão para contratação temporária existe há quase 40 anos, mas nos últimos anos passou por atualizações e aumento na segurança jurídica, permitindo crescimento seguido da modalidade.

A mudança mais recente foi o Decreto 10.854, de novembro passado, que consolidou diversas normas trabalhistas, revisando, desburocratizando e simplificando normas trabalhistas, preservando os direitos dos trabalhadores, segundo a Asserttem.

A assessoria da Associação explicou que o decreto também reforçou a modalidade na legislação trabalhista ao explicar melhor como aplicar corretamente a Lei 6.019/74.

Expectativas para 2022

Para 2022, a Asserttem prevê nova alta na criação de vagas temporárias, mas ainda com expectativa cautelosa por causa da variante Ômicron. Serviços e comércio devem gerar mais postos que a indústria.

Fonte: Contábeis